segunda-feira, 28 de maio de 2012

ESPÍRITO SANTO - O Dia De Pentecostes


Festa de PentecostesPDFImprimirE-mail
Fontes de Pesquisa:
Revista e BEP www.cpad.com.br 
http://www.estudosbiblicos.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=5

Respondeu-lhes ele: Não vos pertence a vós saber os tempos nem os momentos que o Pai fixou em seu poder,
mas descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará força; e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria e até os confins do mundo.
Dizendo isso elevou-se da {terra} à vista deles e uma nuvem o ocultou aos seus olhos.. 
Atos 1:7-9
Lição  4 - ESPÍRITO SANTO - O Dia De Pentecostes
 
SEMANAS = SHAVUOT  (Pentecostes)
Em Levítico 23:16 encontramos a expressão hebraica hamishshïm yom (LXX=pentêkonta hêmeras) que significa cinqüenta dias. Era comemorada cinqüenta dias depois da festa das primícias quando era ofertado o primeiro molho de trigo da colheita (Lv.23:11,12,15,16; Dt.16:9), aos 6 do mês de Sivan, que corresponde ao mês de junho em nosso calendário. Comemorada após cinqüenta dias ou sete semanas, recebeu também o nome de festa das semanas=hagh shabhu'ôth (Ex.34:22; Dt.16:10), ou dia das primícias = yôm habbikkürïm(Ex.23:16; Nm.28:26). Comemorava a entrega da lei que foi dada no monte Sinai durante este período (Compare Ex.19:1,11 com Ex.12:6,12). Enquanto os pães asmos eram sem fermento, os pães desta oferta continham fermento (Lv.23:16-18), e deveriam ser movidos com os pães das primícias perante o Senhor (Lv.23:20).
Evento Correspondente no Novo Testamento: Pentecostes
(At.2:1; At.20:16; I Co.16:8)
Assim como os pães das primícias eram movidos (Lv.23:9-14), também os pães levedados deveriam ser movidos juntamente com eles (Lv.23:20; Rm.6:5). O Pentecoste tipifica a descida do Espírito Santo para formar a Igreja. Por causa disto está presente o fermento porque o mal está presente na Igreja (Mt.13:33; At.5:1-10; 15:1). Assim como Cristo foi removido da sepultura; os cristãos também foram simbolicamente movidos (At.4:31). Nas primícias eram oferecidos molhos de hastes separadas frouxamente reunidas, mas no Pentecoste há uma verdadeira união de partes formando uma única massa. A descida do Espírito Santo uniu os discípulos, antes separados, em um só corpo (I Co.10:16,17; I Co.12:12,13,20). 
Pentecoste comemora então a vinda do Espírito Santo, que foi dado cinqüenta dias após a ressurreição de Cristo. Assim como a lei foi dada nesse período, no tempo do Antigo Testamento, para o povo de Israel, o Espírito Santo foi dado, também nesse período, para a Igreja (IICo.3:3-11). Os 120 discípulos (At.1:15) reunidos no dia de Pentecoste, sobre os quais caiu o ESPÍRITO SANTO, representavam a colheita dos primeiros frutos (Rm.8:23; Tg.1:18; Ap.14:4; Mt.13:30; 21:34). A Igreja tem a Primícia do Espírito. 

 
TEXTO ÁUREO: At 2.4
E todos foram cheios do ESPÍRITO SANTO e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.
2.4 CHEIOS DO ESPÍRITO SANTO. Qual é o significado da plenitude do Espírito Santo recebida no dia de Pentecoste? (1) Significou o início do cumprimento da promessa de Deus em Jl 2.28,29, de derramar seu Espírito sobre todo o seu povo nos tempos do fim (cf. 1.4,5; Mt 3.11; Lc 24.49; Jo 1.33; ver Jl 2.28,29 nota). (2) Posto que os últimos dias desta era já começaram (v. 17; cf. Hb 1.2; 1 Pe 1.20), todos agora se vêem ante a decisão de se arrependerem e de crerem em Cristo (3.19; Mt 3.2; Lc 13.3; ver At 2.17 notas). (3) Os discípulos foram do alto... revestidos de poder (Lc 24.49; cf. At 1.8), que os capacitou a testemunhar de Cristo, a produzir nos perdidos grande convicção no tocante ao pecado, à justiça, e ao julgamento divino, e a desviá-los do pecado para a salvação em Cristo (cf. 1.8 notas; 4.13,33; 6.8; Rm 15.19; ver Jo 16.8 nota). (4) O Espírito Santo já revelou sua natureza como aquele que anseia e pugna pela salvação de pessoas de todas as nações e aqueles que receberam o batismo no Espírito Santo ficaram cheios do mesmo anseio pela salvação da raça humana (vv. 38-40; 4.12,33; Rm 9.1-3; 10.1). O Pentecoste é o início das missões mundiais (1.8; 2.6-11,39). (5) Os discípulos se tornaram ministros do Espírito. Não somente pregavam Jesus crucificado e ressuscitado, levando outras pessoas ao arrependimento e à fé em Cristo, como também influenciavam essas pessoas a receber o dom do Espírito Santo (vv. 38,39) que eles mesmos tinham recebido no Pentecoste (v. 4). Levar outros ao batismo no Espírito Santo é a chave da obra apostólica no NT (ver 8.17; 9.17,18; 10.44-46; 19.6). (6) Mediante este batismo no Espírito, os seguidores de Cristo tornaram-se continuadores do seu ministério terreno. Continuaram a fazer e a ensinar, no poder do Espírito Santo, as mesmas coisas que Jesus começou, não só a fazer, mas a ensinar (1.1; Jo 14.12)
2.4 COMEÇARAM A FALAR EM OUTRAS LÍNGUAS. Para um exame do significado do falar em línguas ocorrido no dia de Pentecoste e noutras ocasiões, na igreja do NT, e da possibilidade de falsas línguas estranhas
VERDADE PRÁTICA:
Obediência, Perseverança e União são elementos-chave para receber a promessa do ESPÍRITO SANTO também nos dias atuais.
Obedecer significa se submeter, veja que ninguém pode se batizado nas águas sem se submeter ao batizante, assim também ninguém pode receber o batismo com o ESPÍRITO SANTO sem se submeter inteiramente ao batizante que é JESUS.
 
Leitura Diária:
Segunda - Lv 23.15-25 A Solenidade do Dia de Pentecostes
15 Depois, para vós hcontareis desde o dia seguinte ao sábado, desde o dia em que trouxerdes o molho da oferta movida; sete semanas inteiras serão.16 Até ao dia seguinte ao sétimo sábado, contareis icinqüenta dias; então, oferecereis nova oferta de manjares ao SENHOR.17 Das vossas habitações trareis dois pães de movimento; de duas dízimas de farinha serão, levedados se cozerão; jprimícias são ao SENHOR.18 Também com o pão oferecereis sete cordeiros sem mancha, de um ano, e um novilho, e dois carneiros; holocausto serão ao SENHOR, com a sua oferta de manjares e as suas libações, por oferta queimada de cheiro suave ao SENHOR.19 Também oferecereis um lbode para expiação do pecado e dois cordeiros de um ano por sacrifício pacífico.20 Então, o sacerdote os moverá com o pão das primícias por oferta movida perante o SENHOR, com os dois cordeiros; santidade serão ao SENHOR para o sacerdote.21 E, naquele mesmo dia, apregoareis que tereis santa convocação; nenhuma obra servil fareis; estatuto perpétuo é em todas as vossas habitações pelas vossas gerações.22 E, quando segardes a sega da vossa terra, não acabarás de segar os cantos do teu campo, nem colherás as espigas caídas da tua sega; para o pobre e para o estrangeiro as deixarás. Eu sou o SENHOR, vosso Deus.23 E falou o SENHOR a Moisés, dizendo:
24 Fala aos filhos de Israel, dizendo: No mês sétimo, pão primeiro do mês, tereis descanso, memória de jubilação, santa convocação.25 Nenhuma obra servil fareis, mas oferecereis oferta queimada ao SENHOR.

 
23.15 SETE SEMANAS. Esta festa (cf. Dt 16.10), também chamada Festa de Pentecoste, era celebrada no fim da colheita do trigo, cinqüenta dias ("Pentecoste" significa "qüinquagésimo") depois da Festa das Primícias (v. 16). Nesse dia, o povo de Deus rendia-lhe graças pelas suas abundantes dádivas de alimento e por tudo quanto os sustinha. Foi no Dia de Pentecoste que Deus derramou o
Espírito Santo sobre os discípulos de Cristo (At 2.1-4).23.24 A FESTA DAS TROMBETAS. "Memória de jubilação" é literalmente "toque de trombetas". A Festa das Trombetas era celebrada no primeiro dia do sétimo mês, provavelmente lembrando que o Dia da Expiação se aproximava (cf. vv. 26-32), e como preparação para ele, Deus queria que Israel pensasse nas coisas espirituais, e especialmente no seu relacionamento com Ele, segundo o concerto.

Terça - Dt 16.10-12 Festa de Pentecostes - Dia de Celebração em Família
10 Depois, celebrarás a Festa das Semanas ao SENHOR, teu Deus; o que deres será tributo voluntário da tua mão, segundo o SENHOR, teu Deus, te tiver abençoado.
Quarta - Êx 23.14-16 O Dia de Pentecostes era uma determinação de DEUS
23.16 A FESTA DA SEGA. É também chamada a Festa das Semanas (34.22) ou o Dia de Pentecoste (At 2.1; 20.16; ver Lv 23.10).
Quinta - Todos os varões israelitas eram obrigados a comparecer à festa de Pentecostes
Dt 16.16 - Três vezes no ano, todo varão entre ti aparecerá perante o SENHOR, teu Deus, no lugar que escolher, na Festa dos Pães Asmos, e na Festa das Semanas, e na Festa dos Tabernáculos; porém não aparecerá vazio perante o SENHOR;
Êx 23.17 - Três vezes no ano todos os teus varões aparecerão diante do SENHOR.
Sexta -Êx 34.34.20 - Ninguém podia comparecer à festa de mãos vazias
 o burro, porém, vque abrir a madre, resgatarás com um 43cordeiro; mas, se o não resgatares, cortar-lhe-ás a cabeça; todo primogênito
de teus filhos resgatarás. E ninguém xaparecerá vazio diante de mim.
Sábado - Pentecostes - Dia de oferecer a DEUS as primícias
17 Das vossas habitações trareis dois pães de movimento; de duas dízimas de farinha serão, levedados se cozerão; jprimícias são ao SENHOR.
 
Leitura Bíblica Em Classe:At 2.1-12
1 Cumprindo-se ao dia de Pentecostes, bestavam todos reunidos no mesmo lugar;2 e, de repente, veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, ce encheu toda a casa em que estavam assentados.3 E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.4 E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.5 E em Jerusalém estavam habitando judeus, varões religiosos, de todas as nações que estão debaixo do céu.6 E, correndo aquela voz, ajuntou-se uma multidão e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua.7 E todos pasmavam e se maravilhavam, dizendo uns aos outros: Pois quê! Não são galileus todos esses homens que estão falando?8 Como pois os ouvimos, cada um, na nossa própria língua em que somos nascidos?9 Partos e medos, elamitas e os que habitam na Mesopotâmia, e Judéia, e Capadócia, e Ponto, e Ásia,10 e Frígia, e Panfília, Egito e partes da Líbia, junto a Cirene, e forasteiros romanos (tanto judeus como prosélitos),11 e cretenses, e árabes, todos os temos ouvido em nossas próprias línguas falar das grandezas de Deus.12 E todos se maravilhavam e estavam suspensos, dizendo uns para os outros: Que quer isto dizer?
2.1 PENTECOSTE. Pentecoste era a segunda grande festa sagrada do ano judaico. A primeira grande festa era a Páscoa. Cinqüenta dias após esta, vinha a festa de Pentecoste, nome este derivado do gr. penteekostos (=qüinquagésimo). Era também chamada Festas das Colheitas, porque nela as primícias da sega de grãos eram oferecidas a Deus (cf. Lv 23.17). Da mesma forma, o dia de Pentecoste simboliza, para a igreja, o início da colheita de almas para Deus neste mundo.
2.2,3 UM VENTO... IMPETUOSO, E... LÍNGUAS REPARTIDAS, COMO QUE DE FOGO. As manifestações externas de um som como de um vento poderoso e das línguas de fogo (vv. 2,3) demonstram que Deus estava ali presente e ativo, de modo poderoso (cf. Êx 3.1-6; 1 Rs 18.38,39). O fogo talvez simbolize a consagração e a separação dos crentes para Deus, visando a obra de glorificar a Cristo (Jo 16.13,14) e de testemunhar dEle (1.8). Estas duas manifestações antecederam o batismo no Espírito Santo, e não foram repetidas noutros relatos similares do livro de Atos.
2.4 CHEIOS DO ESPÍRITO SANTO. Qual é o significado da plenitude do Espírito Santo recebida no dia de Pentecoste? (1) Significou o início do cumprimento da promessa de Deus em Jl 2.28,29, de derramar seu Espírito sobre todo o seu povo nos tempos do fim (cf. 1.4,5; Mt 3.11; Lc 24.49; Jo 1.33; ver Jl 2.28,29 nota). (2) Posto que os últimos dias desta era já começaram (v. 17; cf. Hb 1.2; 1 Pe 1.20), todos agora se vêem ante a decisão de se arrependerem e de crerem em Cristo (3.19; Mt 3.2; Lc 13.3; ver At 2.17 notas). (3) Os discípulos foram do alto... revestidos de poder (Lc 24.49; cf. At 1.8), que os capacitou a testemunhar de Cristo, a produzir nos perdidos grande convicção no tocante ao pecado, à justiça, e ao julgamento divino, e a desviá-los do pecado para a salvação em Cristo (cf. 1.8 notas; 4.13,33; 6.8; Rm 15.19; ver Jo 16.8 nota). (4) O Espírito Santo já revelou sua natureza como aquele que anseia e pugna pela salvação de pessoas de todas as nações e aqueles que receberam o batismo no Espírito Santo ficaram cheios do mesmo anseio pela salvação da raça humana (vv. 38-40; 4.12,33; Rm 9.1-3; 10.1). O Pentecoste é o início das missões mundiais (1.8; 2.6-11,39). (5) Os discípulos se tornaram ministros do Espírito. Não somente pregavam Jesus crucificado e ressuscitado, levando outras pessoas ao arrependimento e à fé em Cristo, como também influenciavam essas pessoas a receber o dom do Espírito Santo (vv. 38,39) que eles mesmos tinham recebido no Pentecoste (v. 4). Levar outros ao batismo no Espírito Santo é a chave da obra apostólica no NT (ver 8.17; 9.17,18; 10.44-46; 19.6). (6) Mediante este batismo no Espírito, os seguidores de Cristo tornaram-se continuadores do seu ministério terreno. Continuaram a fazer e a ensinar, no poder do Espírito Santo, as mesmas coisas que Jesus começou, não só a fazer, mas a ensinar (1.1; Jo 14.12)
2.4 COMEÇARAM A FALAR EM OUTRAS LÍNGUAS. Para um exame do significado do falar em línguas ocorrido no dia de Pentecoste e noutras ocasiões, na igreja do NT, e da possibilidade de falsas línguas estranhas
 
Comentários: Introdução:
 
Tópico I - Os Discípulos Subiram Para O Cenáculo
1- Oração Perseverante, At 1.14 = Nunca desistir e sempre buscar a resposta de DEUS é o segredo do resposta eminente.
Perseverança significa buscar como se a única coisa importante seja o batismo com o ESPÍRITO SANTO e buscar sem desistir.
É como alguém que está se afogando dentro de uma lagoa e a coisa mais preciosa que existe para essa pessoa nesse momento é o ar para que possa respirar e ficar vivo; assim deve ser buscado o batismo com o  ESPÍRITO SANTO .
Mt 7.7 Pedí, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei e abrir-se-vos-á.
 
2- Oração unânime, At 1.14 = Quando dois ou mais concordam na terra a respeito de algo e buscam a DEUS em comunhão, a resposta é certa.
União significa estar em paz com os irmãos que vão ajudar intercedendo e comungando conosco na busca do batismo com o ESPÍRITO SANTO e desejando ser mais um na evangelização dos povos.
Mt 18.19 Ainda vos digo mais: Se dois de vós na terra concordarem acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus.
 
3- Oração Definida = A oração deve ter um objetivo definido e sempre dentro da vontade de DEUS.
Lc 11.13 Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?
 
4- Oração com Fé = Aquele que ora e duvida do poder de DEUS para realizar seu pedido, nunca recebe nada de DEUS.
Mt 21.22 e tudo o que pedirdes na oração, crendo, recebereis.
Tg 1.6 Peça-a, porém, com fé, não duvidando; pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, que é sublevada e agitada pelo vento.
 
Tópico II - Dia De Pentecostes - DEUS cumpriu Sua Promessa
1- JESUS derramou o ESPÍRITO SANTO sobre todos no dia de Pentecostes (At 2.1-3). O batizador prometeu e cumpriu.
Jo 2.28 Acontecerá depois que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos anciãos terão sonhos, os vossos mancebos terão visões;
Lc 24.49 E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai porém, na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder.
 
a) O Vento é Soberano = Assopra onde quer, Sem interferência humana.
Veja que o batismo com o ESPÍRITO SANTO vem de cima, de DEUS, não vem de homem, não depende do homem e em de sacrifícios, mas é pela graça e misericórdia de DEUS, pela fé e não por obras.
 
b) O vento é invisível = Não se sabe de onde vem e nem para onde vai. Controlado por DEUS.
Veja que a intensidade e o modo de falar é peculiar a cada um segundo DEUS determina, assim o tipo de língua que cada um vai falar é de acordo com a vontade de DEUS, se vai receber um dom também é de acordo com a vontade de DEUS, pois o ESPÍRITO SANTO usa a cada um para o que for útil para a obra de DEUSMuitos não recebem o batismo porque querem escolher o jeito e a língua que vão falar. Não procure ver alguma língua de fogo, mas deseje que o ESPÍRITO SANTO controle todo o seu ser, principalmente sua língua.
Tg 3.4 Vede também os navios que, embora tão grandes e levados por impetuosos ventos, com um pequenino leme se voltam para onde quer o impulso do timoneiro.5 Assim também a língua é um pequeno membro, e se gaba de grandes coisas. Vede quão grande bosque um tão pequeno fogo incendeia.
 
Tópico III - Dia De Pentecostes - Dia De Resposta Divina
A promessa dada através do profeta Joel e também através do próprio JESUS agora estava se cumprindo cabalmente.
Jo 2.28 Acontecerá depois que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos anciãos terão sonhos, os vossos mancebos terão visões;
Lc 24.49 E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai porém, na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder.
Dia de comemorar a colheita, dia de comemorar as almas que a partir de agora se converteriam a DEUS, através do poder revelador do  ESPÍRITO SANTO, inauguração da Igreja vencedora e poderosa, para inauguração nada melhor que quase três mil almas ganhas.
At 1.8 Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra.
At 2.41 De sorte que foram batizados os que receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas;
 
Tópico IV - Dia De Pentecostes - Dia De Línguas De Fogo
Havia naquele dia uma multidão em Jerusalém atraídos pelos festejos, DEUS soube escolher o dia para espalhar o evangelho para todas as nações em volta de Jerusalém (Veja mapa acima).
O barulho de 120 pessoas falando em línguas é tremendo e escandaliza ate os crentes de hoje, imagine naquele dia a curiosidade e o susto dos visitantes de Jerusalém!
Era plano de DEUS para evangelizar os povos gentílicos e judeus.
 
1- DEUS se manifesta em fogo! (Êx 19.17,18; Hb 12.29) Fogo é sinal de aceitação, de comprovação, de poder.
 At 2.3 E lhes apareceram umas línguas como que de fogo, que se distribuíam, e sobre cada um deles pousou uma.
Veja que a partir daí os discípulos perderam o medo que antes tinham de serem presos e partiram para o ataque, pregaram com ousadia e poder o evangelho libertador.
 
2- O ESPÍRITO SANTO veio com línguas repartidas como que de fogo. A identificação era para cada um individualmente.
Um sinal visível para confirmação de todos ou talvez uma visão celestial e sobrenatural para alguns somente.
 
Tópico V - Dia De Pentecostes - Dia De Revestimento De Poder
1- Todos foram cheios do  ESPÍRITO SANTO (At 2.4). Cheio é transbordante, derrama línguas, exaltação e glorificação.
Lc 6.38 A = Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando
Ef 5.18 E não vos embriagueis com vinho, no qual há devassidão, mas enchei-vos do Espírito,
 
2- A Maior necessidade dos discípulos era o poder de DEUS. Não existe maior desejo para o crente do que ser cheio do ESPÍRITO SANTO, desejo de sentir e conversar intimamente com DEUS, depois sair para a batalha sabendo que nada nos causará dano algum
Mc 16.18 pegarão em serpentes; e se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e estes serão curados..
 
Conclusão:
O pentecostes é para hoje, é para agora, é para quem crê e busca com sinceridade e desejo de servir a DEUS e testemunhar com poder.
Mt 16.17 E estes sinais acompanharão aos que crerem: em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas;
At 2.4 E todos ficaram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem.
At 10.46 porque os ouviam falar línguas e magnificar a Deus.
At 19.6 Havendo-lhes Paulo imposto as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo, e falavam em línguas e profetizavam.
 
Os sinais são somente para os que crerem, se crer recebe, se não crer, não recebe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário