sexta-feira, 1 de junho de 2012

Via Láctea vai chocar com Andrómeda e desaparecer


Imagem divulgada pela NASA para ilustrar a colisão (foto AP)
Via Láctea vai chocar com Andrómeda e desaparecer
Por Redação

A Via Láctea vai deixar de existir, tal como a conhecemos, depois de chocar frontalmente com a vizinha Andrómeda, dentro de quatro mil milhões de anos. As duas galáxias vão fundir-se e formar uma só.

Esta foi a conclusão a que chegou um grupo de cientistas que mediu com grande precisão a velocidade e distância da Andrómeda com a ajuda do telescópio espacial Hubble. Segundo os cálculos dos cientistas, o Sol não vai ser destruído pela colisão, mas acabará por ocupar uma posição diferente da atual, seguramente mais afastado do centro da galáxia.

As duas galáxias estão uma distância de cerca de 2,5 milhões de anos-luz, estando a Andrómeda a aproximar-se da Via Láctea a uma velocidade de 400 mil quilómetros por hora, explica a NASA em comunicado.

«Houve sempre grande especulação acerca do futuro de Andrómeda e da nossa Via Láctea, mas finalmente temos um panorama claro de como se irão desenrolar os acontecimentos nos próximos milhões de milhões de anos», disse Sangmo Tony Sohn, também cientista no Instituto do Telescópio Espacial.

Segundo os cálculos dos investigadores, após a colisão, vai demorar cerca de dois milhões de anos até que as duas galáxias se fundam completamente, formando uma só, de forma elíptica e com um núcleo. Um tipo de colisão rara no universo, sendo mais comum acontecer no cosmos primitivo, mais pequeno que o atual.
18:42 - 01-06-2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário