sábado, 23 de junho de 2012

Dois advogados sofrem atentados na Capital


VIOLÊNCIA 23/06/2012

Dois advogados sofrem atentados na Capital

Na madrugada, o advogado Marcos Vinícius foi baleado na avenida Humberto Monte e está internado. Já Danielle Ximenes foi alvejada em seu escritório e morreu a caminho do hospital
NOTÍCIA0 COMENTÁRIOS
FOTO: ANDRÉ SALGADO
Presidente da OAB-CE, Valdetário Monteiro, decretou luto na entidade por três dias
No intervalo de 10 horas, dois advogados foram alvos de atentados por homens armados, ontem, em Fortaleza. Maria Danielle Ximenes, 52, foi alvejada com três tiros, dentro de seu escritório, no bairro Cidade dos Funcionários, pela manhã. Já o advogado Marcos Vinícius de Oliveira Vieira, 52, foi baleado na avenida Humberto Monte, na Parquelândia, no começo da madrugada. Danielle morreu a caminho do hospital. Até o fechamento desta matéria, Marcos Vinícius estava internado em estado grave.

Segundo a Polícia, por volta de 9 horas, Danielle recebia um casal de clientes em seu escritório, quando foi surpreendida por um homem armado. O criminoso invadiu o estabelecimento, localizado na rua Chico Lemos, e atirou por três vezes contra a advogada. Os tiros atingiram o ombro direito, a mão e o tórax de Danielle. O assassino fugiu numa motocicleta.

De acordo com o delegado Franco Pinheiro, da Divisão de Homicídios, mesmo ferida, a advogada apontou em sua agenda o nome de um cliente para sua secretária, afirmando que ele havia efetuado os disparos. Socorrida para o hospital na viatura do Ronda do Quarteirão, ela não resistiu aos ferimentos. Porém, no caminho, ela conseguiu dizer o nome de seu executor aos policiais, pela segunda vez.

“Temos o primeiro nome do suspeito e um número de contato. Uma funcionária do escritório nos deu algumas informações que podem nos levar ao sujeito. A linha de investigação é nesse sentido, de que foi praticado por um cliente. Mas é muito cedo pra concluir isso”, disse o delegado.
 
Execução na avenida

Já o advogado Marcos Vinícius teve o carro interceptado na avenida Humberto Monte, por dois homens em uma motocicleta. A vítima foi atingida com vários tiros na cabeça e está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Instituto Doutor José Frota, no Centro. A Polícia descartou a hipótese de relação entre os dois crimes, que são investigados em inquéritos distintos.

Conforme informou o delegado do 13º Distrito Policial, Antunes Teixeira, no caso de Danielle, a advogada já havia registrado pelos menos três Boletins de Ocorrência, alegando que estava sendo ameaçada de morte por um homem. O último registro foi feito há mais de um ano, conforme o delegado.

ENTENDA A NOTÍCIA

Segundo informações da OAB-CE, Maria Danielle Ximenes era advogada criminalista desde 1992, com 20 anos de atuação. Já Marcos Vinícius é membro da Ordem desde 1995, com 17 anos de advocacia. Em razão dos atentados, o presidente da entidade, Valdetário Monteiro, decretou luto de três dias.

Saiba mais

Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Secção Ceará (OAB-CE), Valdetário Monteiro, decretou luto na entidade por três dias, em decorrência dos crimes.
 
Valdetário afirmou que a Ordem se posiciona de maneira intransigente contra atos de violência e cobrou da Secretária da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) uma apuração rigorosa dos atentados.

As investigações dos crimes estão sendo acompanhadas pelo Centro de Apoio e Defesa do Advogado e à Advocacia da (OAB-CE), criado em 2010, e por dois conselheiros criminalistas da Ordem: Kenedy Ferreira e Armando Costa.
 
Em razão dos atentados o Arraiá Solidário da OAB-CE, que seria realizado ontem, foi suspenso. Uma nova data não foi agendada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário