Escrito por Daniela Correa em Vida Prática da Igreja em 11 3rd, 2008 | 21 comentários
O salmo 119 é conhecido por ser o maior capitulo da Bíblia e, portanto, o maior Salmo. Ele, além de ser bem comprido – 176 versículos – possui uma peculiaridade que é a sua divisão. Todo ele é dividido em pequenos grupos de 8 versículos nomeados por uma letra do alfabeto hebraico, totalizando 22 divisões – o número de letras do alfabeto hebraico. Este salmo é ideal para quem quer se iniciar na língua hebraica, podendo começar a estudar o alfabeto por este salmo.
O assunto principal dele é sobre a lei de Deus. Neste Salmo aprendemos que o que nos deixa sábios e santificados é a palavra de Deus. Ao longo dos versos vemos como o salmista amava os mandamentos do Senhor e como ele encontrava a força e a sabedoria necessária para sua vida através das escrituras. Ler este salmo nos causa constrangimento, pois vemos alguém que meditava dia e noite nos mandamentos de Deus e os tinha como fundamentos no seu coração, os quais seguia com zelo.
Salmos 119:67 Antes de ser afligido, eu me extraviava; mas agora guardo a tua palavra.
Salmos 119:71 Foi-me bom ter sido afligido, para que aprendesse os teus estatutos.
Salmos 119:75 Bem sei eu, ó Senhor, que os teus juízos são retos, e que em tua fidelidade me afligiste.
Salmos 119:94 Sou teu, salva-me; pois tenho buscado os teus preceitos.
Salmos 119:98-100 O teu mandamento me faz mais sábio do que meus inimigos, pois está sempre comigo. Tenho mais entendimento do que todos os meus mestres, porque os teus testemunhos são a minha meditação. Sou mais entendido do que os velhos, porque tenho guardado os teus preceitos.
Salmos 119:116 Ampara-me conforme a tua palavra, para que eu viva; e não permitas que eu seja envergonhado na minha esperança.
Salmos 119:120 Arrepia-se-me a carne com temor de ti, e tenho medo dos teus juízos.
Salmos 119:123 Os meus olhos desfalecem à espera da tua salvação e da promessa da tua justiça.
Salmos 119:140 A tua palavra é fiel a toda prova, por isso o teu servo a ama.
Salmos 119:163-165 Odeio e abomino a falsidade; amo, porém, a tua lei. Sete vezes no dia te louvo pelas tuas justas ordenanças. Muita paz têm os que amam a tua lei, e não há nada que os faça tropeçar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário