segunda-feira, 30 de abril de 2012

Salmos 119


logo
O salmo 119 é conhecido por ser o maior capitulo da Bíblia e, portanto, o maior Salmo. Ele, além de ser bem comprido – 176 versículos – possui uma peculiaridade que é a sua divisão. Todo ele é dividido em pequenos grupos de 8 versículos nomeados por uma letra do alfabeto hebraico, totalizando 22 divisões – o número de letras do alfabeto hebraico. Este salmo é ideal para quem quer se iniciar na língua hebraica, podendo começar a estudar o alfabeto por este salmo.

O assunto principal dele é sobre a lei de Deus. Neste Salmo aprendemos que o que nos deixa sábios e santificados é a palavra de Deus. Ao longo dos versos vemos como o salmista amava os mandamentos do Senhor e como ele encontrava a força e a sabedoria necessária para sua vida através das escrituras. Ler este salmo nos causa constrangimento, pois vemos alguém que meditava dia e noite nos mandamentos de Deus e os tinha como  fundamentos no seu coração, os quais seguia com zelo. 

Gostaria de deixar registrados alguns versos que se destacaram para mim e estarei comentando mais a frente: 
Salmos 119:67  Antes de ser afligido, eu me extraviava; mas agora guardo a tua palavra. 

Salmos 119:71  Foi-me bom ter sido afligido, para que aprendesse os teus estatutos. 

Salmos 119:75  Bem sei eu, ó Senhor, que os teus juízos são retos, e que em tua fidelidade me afligiste. 

Salmos 119:94  Sou teu, salva-me; pois tenho buscado os teus preceitos. 

Salmos 119:98-100  O teu mandamento me faz mais sábio do que meus inimigos, pois está sempre comigo. Tenho mais entendimento do que todos os meus mestres, porque os teus testemunhos são a minha meditação. Sou mais entendido do que os velhos, porque tenho guardado os teus preceitos. 

Salmos 119:116  Ampara-me conforme a tua palavra, para que eu viva; e não permitas que eu seja envergonhado na minha esperança. 

Salmos 119:120  Arrepia-se-me a carne com temor de ti, e tenho medo dos teus juízos. 

Salmos 119:123  Os meus olhos desfalecem à espera da tua salvação e da promessa da tua justiça. 

Salmos 119:140  A tua palavra é fiel a toda prova, por isso o teu servo a ama. 

Salmos 119:163-165  Odeio e abomino a falsidade; amo, porém, a tua lei. Sete vezes no dia te louvo pelas tuas justas ordenanças.  Muita paz têm os que amam a tua lei, e não há nada que os faça tropeçar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário