sábado, 3 de março de 2012

IMORALIDADE - por Aloízio Sousa Arantes


 
IMORALIDADE.
por 
Aloízio Sousa Arantes
"Que cada um de vós saiba possuir o seu corpo em santificação e honra; 5 Não na paixão da concupiscência, como os gentios, que não conhecem a Deus." (I Tessalonicenses 4:4-5)
Imoralidade é:
a) falta de moralidade;
b) prática de maus costumes;
c) desregramento;
d) devassidão;
e) desonestidade.
Definição: http://www.priberam.pt/dlpo/definir_resultados.aspx
Introdução:
Imoralidade tem o significado na língua Grega: "Porneia" - relação sexual ilícita adultério, fornicação, homossexualidade, lesbianismo, relação sexual com animais. relação sexual com parentes próximos; Levítico 18 adoração de ídolos impureza que se origina na idolatria, na qual se incorria ao comer sacrifícios oferecidos aos ídolos.
Ao abordar este assunto que entendo ser de fundamental importância no meio evangélico, creio piamente que não arrancarei dos irmãos e principalmente das nossas irmãs, nenhum tipo de elogio, e provavelmente nenhum aplauso, mas serei apupado por sentimentos de repulsa e impopularidade; certamente este assunto ferirá muitas susceptibilidades, ou seja uma disposição especial, física ou moral, ou uma forte tendência para se melindrar com facilidade quando o assunto não nos agrada. Afinal o povo de Deus nestes últimos dias quer ouvir aquilo que massageia o seu ego, e não aquilo que é a Verdade que Deus quer lhes falar ao coração. Então, como não sou afeito à aplausos, muito pelo contrário, vou rasgar o verbo, vou abrir meus lábios e profetizar, a despeito de conquistar muita antipatia.
Gostaria de não entrar em detalhes neste assunto da imoralidade baseando no mundo, porque aí esta prática de pecado já é natural, tão natural que recentemente um grande Museu de artes culturais na Europa, determinou um dia de entrada livre para homens e mulheres entrarem nus em seus recintos, e o fundador do referido museu entendeu que a nudez também é cultura, logo o mundo não é nosso padrão prático; então não quero tratar da imoralidade fora do nosso contexto evangélico, e tomarei como base os mais diversos textos bíblicos que se referem a este assunto, e então os amados leitores poderão refutá-lo à luz da Palavra de Deus se assim puderem. Quero focalizar o aspecto da imoralidade dentro dos usos e costumes no nosso meio, e sem nenhum temor, falarei às claras, doa a quem doer. E Como já disse anteriormente, este é um assunto que causará um "frissom" no meio das congregações devido à sua impopularidade. Aqueles Servos de Deus que proclamam padrões bíblicos de moralidade e pureza sexual são freqüentemente considerados antiquados e desprezados à solidão no meio da Igreja.
Sem nenhum exagero posso afirmar que nossas reuniões há muito foram transformadas pelas mulheres numa verdadeira passarela de vaidades, um desfile de modas, mostrando a as silhuetas, as curvas dos seus corpos inflamados de sensualidade, sem nenhuma diferença das mulheres mundanas despudoradas. Há uma parcela muito pequena de mulheres que ainda se ataviam com santidade, e não poderíamos deixar de registrar isto, mas a grande maioria está inclusa neste processo de decadência moral. (1 Coríntios 5:1) "Geralmente, se ouve que há entre vós imoralidade e imoralidade tal, como nem mesmo entre os gentios, isto é, haver quem se atreva a possuir a mulher de seu próprio".

" não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus."
Mesmo a despeito dos nossos ministros pregarem vez por outra afrouxando este assunto da imoralidade no tocante às vestes, não há mudanças, o sermão entra por um ouvido e sai por outro e as mulheres continuam na mesma rotina vestindo cada vez mais competindo com as mulheres do mundo: vestidos decotados, calças apertadas, justas, coladas ao corpo, blusas sem sutiãs, tomara-que-caia, blusas de alças mostrando as costas, o colo dos seios, a barriga e umbigo, mini-saias insinuantes colocando à mostra suas pernas, estas vestes populares de lycra e malhas usadas em academias e agora abertamente difundido o uso nas ruas e até nos locais de reuniões da igreja, e o pior de tudo é que algumas destas mulheres cristãs exercem ministérios, estão nos púlpitos, estão à frente da congregação! Estas roupas indecentes, inflamadas de sensualidade que a bíblia condena denotando as marcas da sua nudez, etc., aguçando a libido nos homens. Para o Diabo, quanto mais nuas, melhor! Mas para Deus isto é reprovável.
Porque as mulheres crentes devem se vestir assim? Para atrair os homens? Para levá-los à queda e causar escândalos? E as mulheres casadas que deveriam servir de modelo para as solteiras, para quem estão mostrando seus corpos usando roupas indecentes e imorais? A sedução é para quem? Quem é o alvo da conquista?
E percebam bem, para nossa tristeza, são moças solteiras, viúvas, e até as casadas esposas dos líderes que deveriam servir de exemplos, também aderiram ao modismo do mundo, usando tais vestimentas carregadas de sensualidade e não são somente as mulheres comuns da congregação. As Mulheres crentes devem vestir-se de modo digno, devem portar-se adequadamente (I Coríntios 10:32) "Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus." E alerto às irmãs que suas vestes tem causado muitos escândalos aos irmãos, e também a mim que doravante serei estigmatizado como radical, mas isto não me importa, ser taxado com tal.

ROUPAS IMORAIS CONTAMINADAS PELA CARNE!
É extremamente salutar que as mulheres crentes entendam que deve possuir os seus corpos em santificação e honra diante dos homens e de Deus. Entendam também que as roupas imorais fazem parte da arte demoníaca da sedução. Vimos que lá no Jardim do Éden o próprio Deus cuidou em providenciar roupas para cobrir a nudez de Adão e Eva, enquanto hoje as mulheres procuram roupas para descobrirem sua nudez, que terrível paradoxo em contradição à perfeita e soberana vontade de Deus! Paulo nos exorta em II Coríntios 7:1 "ORA, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus."
Homens e Mulheres crentes, atentem com a maior seriedade e temor possível para exortação do Apóstolo Judas irmão do Senhor Jesus Cristo em sua Epístola acerca das roupas contaminadas pela carne: "Mas vós, amados, lembrai-vos das palavras que vos foram preditas pelos apóstolos de nosso Senhor Jesus Cristo; 18 Os quais vos diziam que nos últimos tempos haveria escarnecedores que andariam segundo as suas ímpias concupiscências. 19 Estes são os que causam divisões, sensuais, que não têm o Espírito. 20 Mas vós, amados, edificando-vos a vós mesmos sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo, 21 Conservai-vos a vós mesmos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna. 22 E apiedai-vos de alguns, usando de discernimento; 23 E salvai alguns com temor, arrebatando-os do fogo, odiando até a túnica manchada da carne. 24 Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeçar, e apresentar-vos irrepreensíveis, com alegria, perante a sua glória." Devemos então detestar tais roupas imundas, esta é a ordem do apóstolo Judas à Igreja.
Algumas mulheres dizem como uma desculpa esfarrapada, que os homens no nosso meio evangélico são crentes, mas eu afirmo que eles são homens! Eles são tentados, eles não estão isentos, são também susceptiveis aos desejos sexuais tanto quanto aos homens do mundo. Enquanto as mulheres despertam seu lado sexual com palavras, gestos carinhosos, toques, etc.; os homens são atraídos pelo olhar, isto é real, ou alguém duvida disto? Segundo a Psicanálise, a libido, é a energia psíquica originada por necessidades biológicas primitivas, as pulsões da vida (para Freud); qualquer forma de energia psíquica (para Jung). Lembram-se de Davi, o homem segundo o coração de Deus, foi atraído pelo olhar à nudez de Bate-Seba, naquela tarde de ociosidade quando passeava pela varando do seu palácio. Os homens são crentes, mas não deixaram de ser homens, e haja tentação! Pois as roupas que as mulheres usam hoje servem de estímulos sexuais, e empurram os homens ao adultério, ou por acaso as mulheres cristãs não sabem que o adultério não é só a consumação do ato sexual, mas também o olhar impuro dos homens que elas tem despertado?
A prática da imoralidade domina a programação da televisão, onde programas, novelas, filmes exploram abertamente em todos os horários; os milhares de sites pornográficos na internet, e também enche revistas, e freqüentemente dita as escolhas das roupas que estão na moda, seduzindo homens e mulheres a fantasias, pulsões e compulsões, destruindo milhares de familias. Sem nenhum temor, mesmo quando milhões estão perdendo suas vidas para a AIDS e outras doenças sexualmente transmitidas, muitos continuam o jogo mortal de desobedecer a lei de Deus. O apóstolo Paulo identifica uma outra vítima do pecado sexual. A imoralidade é um pecado contra si mesmo. O fornicador está se esquecendo que Deus pagou um preço muito alto a vida de seu Filho para nos comprar do pecado. "Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus. " (1 Coríntios 6:20). As vestes que exibem os corpos da mulheres cristãs não tem honrado a Deus, pelo contrário, tem vilipendiando o nome do Senhor. Qual a diferença das roupas das mulheres cristãs como as mulheres do mundo? Praticamente nenhuma diferença e isto é uma desonra.
O mesmo Apóstolo Paulo nos ensina que devemos consagrar nossos corpos em sacrifício vivo a Deus, em Romanos 12:1-2 "ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. 2 E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus." O Padrão para os servos e servas de Deus não é imposto pelo mundo e suas formas de devassidão, depravação e imoralidade. Nosso padrão de vida é ensinado pela Palavra de Deus. Alguém contesta isto? Porventura não sabemos nós que o nosso corpo é templo de habitação do Espírito Santo de Deus "Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?" E, pergunto: Como Deus habitaria num corpo profanado com vestes imorais?

OS IMORAIS ESTÃO FORA DO REINOAdvertência contra a Frouxidão Moral
Fugi da impureza! Esta é mais uma exortação de Paulo que a Igreja precisa considerar de forma adequada na sua conduta prática. A forma verbal que Paulo emprega aqui, sugere que esta fuga deve ser uma prática constante de todos os crentes. E aqui cabe uma ilustração acerca disto, quando José no Egito reagiu às propostas da mulher de Potifar (Gênesis 39:12-13 "12 E ela lhe pegou pela sua roupa, dizendo: Deita-te comigo. E ele deixou a sua roupa na mão dela, e fugiu, e saiu para fora. 13 E aconteceu que, vendo ela que deixara a sua roupa em sua mão, e fugira para fora,") esta é uma ilustração literal deste principio que o apóstolo Paulo quer nos ensinar. Mulheres e homens deixe de usar roupas imorais, pare de despertar sensualidade em seus corpos!
Quem pratica a imoralidade quer no corpo ou fora dele? Paulo dá a resposta em 1 Coríntios 6:18 "Fugi da impureza. Qualquer outro pecado que uma pessoa cometer é fora do corpo; mas aquele que pratica a imoralidade peca contra o próprio corpo."os devassos, perderão o Reino de Jesus Cristo como afirma Paulo aos I Coríntios 6:9-10 "Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus? 10 Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.."
Veja ainda a Epístola aos Efésios 5:1-6 "SEDE, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; 2 E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave. 3 Mas a prostituição, e toda a impureza ou avareza, nem ainda se nomeie entre vós, como convém a santos; 4 Nem torpezas, nem parvoíces, nem chocarrices, que não convêm; mas antes, ações de graças. 5 Porque bem sabeis isto: que nenhum devasso, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus. 6 Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência."

EXORTAÇÃO À SANTIDADE
Vestir-se em trajes decentes: I Timóteo 2:9-10 "Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos, 10 Mas (como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras." Roupas que sejam respeitosas para os seus próprios corpos e também para respeitar os outros. Estas roupas refletem a vida interior de uma mulher, quando ela usa roupa indecorosa expondo seu corpo, ela está exteriorizando os desejos que estão guardados no seu íntimo, o desejo de ser igual as mulheres desavergonhadas que é o padrão do mundo. Qual a vantagem que as mulheres crentes podem ter expondo-se em sensualidade? o padrão das roupas das santas mulheres crentes em Cristo é de vestir-se convenientemente, não ostentando riqueza ou expondo sua nudez. O principal adorno a que se refere Paulo para as mulheres cristãs deveria ser suas boas obras.
II Timóteo 2:21 "De sorte que, se alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idôneo para uso do Senhor, e preparado para toda a boa obra."
1 Coríntios 10:8 "E não pratiquemos imoralidade, como alguns deles o fizeram, e caíram, num só dia, vinte e três mil."
Sem nenhum acréscimo a fazer a mais depois de tudo quanto falamos, encerramos com o texto de Paulo em I Tessalonicenses 4:1-5 "FINALMENTE, irmãos, vos rogamos e exortamos no Senhor Jesus, que assim como recebestes de nós, de que maneira convém andar e agradar a Deus, assim andai, para que possais progredir cada vez mais. 2 Porque vós bem sabeis que mandamentos vos temos dado pelo Senhor Jesus. 3 Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação; que vos abstenhais da prostituição; 4 Que cada um de vós saiba possuir o seu corpo em santificação e honra; 5 Não na paixão da concupiscência, como os gentios, que não conhecem a Deus."
Aloízio Sousa Arantesasa.inox@g8net.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário