segunda-feira, 17 de outubro de 2011

ABANDONO DOS VELHOS HÁBITOS

ABANDONO DOS VELHOS HÁBITOS - O texto é de autoria do Pr Eber Jamil

lixo
Colossenses 3.5-11.
5 Mortificai, pois, os vossos membros que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, a afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria;
6 Pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência;
7 Nas quais, também, em outro tempo andastes, quando vivíes nelas.
8 Mas agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca.
9 Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com seus feitos,
10 E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que criou;
11 Onde não há grego, nem judeu, circuncisão, nem incircuncisão, bárbaro, cita, servo ou livre; mas Cristo é tudo em todos.

Introdução:

A palavra “pois” em “fazei, pois” ou “mortificai, pois” indica na prática que a mortificação da “carne” (concupiscência) é motivada pelas verdades espirituais escritas no parágrafo anterior: somos unidos com Cristo em sua morte, em sua ressurreição, em seu viver e seremos em sua futura manifestação. Estas verdades são fundamentais para que possamos mortificar o “velho homem” diariamente através do abandono (renúncia) e da obediência a Cristo.
I – O abandono dos velhos hábitos:
Paulo cita hábitos que devem ser mortificados. Esses hábitos estão divididos em dois grupos de uma forma geral. O hábito é um costume. Uma disposição adquirida pela freqüente repetição. É algo que se torna comportamental e que se enraíza no indivíduo.
  1. Primeiro grupo: velhos hábitos na área do sexo (v.5).
Como acontecia com freqüência no campo missionário, Paulo lidava com alguns convertidos do paganismo que entendiam errada a liberdade do evangelho, achando que ela significava autorização para fazer o que quisesse, dar vazão, sem controle, às tendências pessoais, por isto as questões sexuais precisavam ser tocadas. Paulo mostra neste parágrafo que a união com Cristo implicava no abandono das práticas sexuais distorcidas. Ele cita as seguintes práticas:
· Prostituição – refere-se a toda relação sexual fora do casamento (grego: porneia). Paulo discorrem em outros lugares este tema. Quero destacar 1 Ts 4.1-8, onde ele fala sobre o que significa ser cristão e o abandono da imoralidade. Alguns cristãos envolvem-se com pornografia trazendo para si grandes dores e para seus familiares.
· Impureza – desejo pela perversão sexual.
· Paixão lasciva – a paixão dominada pelo sexo.
· Desejo mal – a vil concupiscência.
· Avareza, que é idolatria – seria tirar vantagem egoísta, muitas vezes iludindo e prejudicando a vítima. É um desejo de possuir desequilibrado. Quando desejamos possuir uma coisa, ela passa a possuir o nosso coração (idolatria). A avareza também é citada como idolatria por Paulo em Ef 5.5. O que a avareza tem haver com os pecados do sexo? A avareza e os pecados sexuais tem em comum os desejos em erupção dando vazão aos pecados. A avareza é idolatria porque coloca coisas no lugar de Deus.
  1. Segundo grupo: velhos hábitos no falar (vs 8 e 9).
O segundo grupo de hábitos a serem abandonados estão relacionados com o falar. Peca-se muito com os lábios
· Ira e cólera –À primeira vista são atitudes, mas neste contexto devem ser entendidas como maneira de falar. Indignação ou cólera no grego é ferver. É uma irritação violenta e rápida como fogo na palha.
· Maldade ou malícia – é criar problemas. Quando a palavra tem a intenção de abusar, caluniar e destruir a reputação de alguém.
· Linguagem obscena ou palavra torpe – sendo impura e capaz de suscitar pensamentos impuros. Deve ser de uma vez para sempre afastada da boca de um cristão.
· Mentira – A mentira significa, no fundo, aliar-se com satanás, o pai da mentira.

III – Razões para o abandono:

Aqui Paulo traz algumas razões para abandonarmos os velhos e pecaminosos hábitos.
a. Esses velhos hábitos trazem o juízo sobre os que praticam. Por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência (v.6). Está escrito em Rm 1.20 – 32 que uma das conseqüências do juízo de Deus sobre estas pessoas é o abandono divino. Entregando-os às paixões infames.
b. Esses hábitos não nos dominam mais. Nos dominavam na velha vida (v.7) e era uma prática comum na nossa vida antes de Cristo (Ef 2.2 e 3).
c. Espiritualmente já nos despimos destes hábitos e nos vestimos de novas atitudes. Já vos despistes do velho homem com seus feitos, e vos vestistes do novo (vs 9 e 10). Despojar ou despir-se é uma linguagem relacionada com o batismo. A prática antiga era despir-se da roupa velha e suja para em seguida vestir-se de roupa nova e branca simbolizada pelo fim dos velhos hábitos. Surgindo assim os novos hábitos em Cristo Jesus. Devemos viver à altura da confissão que fizemos no batismo.
d. A nossa nova vida em Cristo, ilustrada aqui como uma nova veste, que se renova segundo a imagem de Jesus. Renova-se para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou (v.10). O Espírito opera em nós de forma graciosa através da Palavra. Quando permitimos que Ele nos guie em toda a verdade (Jo 16.13), os vícios, hábitos e atitudes são substituídas pelo Senhor Jesus que nos fez nova criatura.

Conclusão:
A nossa união com Cristo resulta em renúncia e abandono dos velhos hábitos. Hoje em Cristo, vemos o sexo de forma diferente e falamos de maneira santa. Quando éramos filhos da desobediência a ira do Senhor estava sobre nós e estávamos dominados pelo pecado. Hoje vestidos de vestes novas e nos renovamos segundo a imagem de Cristo que nos fez nova criatura.
(O texto é de autoria do Pr Eber Jamil, dono do blog).

Uma resposta a RESULTADOS DA NOSSA UNIÃO COM CRISTO (2).

Um comentário:

  1. "Estas verdades são fundamentais para que possamos mortificar o “velho homem” diariamente através do abandono (renúncia) e da obediência a Cristo."

    "diariamente" essa palavra faz todo o sentido! Temos que mortuficar diariamente o "velho homem" até que este seja mortificado por completo! Eu estou quase lá! Para ser fiel a Deus é preciso ter coragem e ser forte! Nao é facil para a maioria! Pois é "diariamente" que se mantem até o fim! Como uma planta que precisa de cuidados diariamente...

    ResponderExcluir