sábado, 29 de setembro de 2012

Salmo 57 comentado


28/11/2009 às 18:58 | Publicado em Para ler, Salmos comentados | Deixe um comentário
Tags:
, , ,
Este Salmo, que também é um Michtam de David, é o primeiro de uma sequência de três Salmos (Salmo 57, Salmo 58 e Salmo 59), que retratam a perseguição de Shaul à David. Este Salmo em questão refere-se à passagem do capítulo 24 do livro I de Samuel, quando Shaul e milhares de seus homens perseguem a David, com o intuito de matá-lo. David, por sua vez, se refugia em uma caverna e claro, se refugia no Eterno.
Todos os Salmos desta trilogia iniciam com a expressão Al Tash’chet, que significa “Não destruas!”. É uma súplica de David ao Eterno, na qual ele roga ao Pai para que Ele não permita que uma tragédia ocorra, seja para ele ou para Shaul, seu inimigo.
O Salmo 57 deixa claro que, mesmo perseguido e correndo perigo, David traz à tona sua confiança em Deus (versículos 1, 2 e 3). Ele orou ao Eterno para que não o matassem, e para que também ele não viesse a matar Shaul. O resultado de sua fé incessável foi sua libertação, esta realizada da maneira mais prodigiosa.
A grande lição a ser tirada desse Salmo é que mesmo nos momentos de aflição (versículo 4), glorificar o nome do Eterno como fez David no versículo 5, é ter a certeza de que seremos ouvidos e, pela Sua misericórdia, seremos livres do mal. E se tivermos um coração sincero, buscando o caminho de Deus por meio dos ensinamentos da Torá, certamente os planos de nossos inimigos serão frustrados, assim como pode ser visto no versículo 6.
Acredito que não basta clamar e esperar que o Eterno interceda por nós enquanto permanecemos omissos. Se a situação não permite que se tome alguma ação, é preciso manter a tranquilidade e louvar a Deus, conforme está escrito no versículo 7.
Existe um dito popular que fala: “Quem canta, seus males espanta”. Agora, tragamos essa ideia para o plano espiritual: ao louvar a Deus, não só afastamos o mal, mas atraímos a presença do Eterno para nossas vidas.
Cante, toque, bata palmas… enfim: deve-se dar o melhor no louvor para o Eterno. Mas, não considere isso como uma condição para ser ouvido ou atendido, pois pela Sua infinita misericórdia, sairemos sempre vencedores em nossas pelejas (versículo 10). Mas creio que o Altíssimo se agradará de um sacrifício de louvor sincero, com a pretensão única de exaltar e santificar o Seu Santo e Bendito Nome.

Via http://salmodiar.wordpress.com/2009/11/28/salmo-57/

Nenhum comentário:

Postar um comentário